Finalmente, um filme de que gostei, e que na minha critica, referi como bom candidato a vencedor, venceu o Queer Lisboa 25.
"Minyan" é um filme muito bom e que refere vários aspetos importantes da cultura queer.
Tenho muita pena que o filme "Miguel's War" não tenha sido escolhido como o melhor documentário, nem sequer referido, mas também confesso não ter assistido a muitos filmes desta secção.
"Fou de Bassan" venceu a secção das curtas metragens, e embora razoável, esta curta, ela é tão pequena que quase passa despercebida; embora na generalidade as curtas apresentadas fossem de pouca qualidade, na minha opinião, havia melhores opções para o prémio.
Os outros prémios não comento...
Foi, na generalidade um festival de menos qualidade do que habitualmente, e o meu grande destaque positivo vai inteirinho para todos os cinco filmes apresentados na secção Panorama, não incluída nas secções escrutinadas por júri para haver prémio.
Uma palavra para agradecer a confiança que o site PortugalGay.pt teve em me confiar a creditação para ir diariamente tendo uma rúbrica do que eu ia vendo, e nesse agradecimento, devo referir especialmente o bom e querido amigo João Paulo.
Foi um prazer e uma honra essa creditação.
Recordado esta edição
Aqui ficam as outras crónicas de João Roque para o PortugalGay.pt da edição deste ano do Festival Queer Lisboa: