Comecei por ver a primeira de duas sessões de "In my Shorts", onde são apresentadas as curtas da grandes escolas mundiais de cinema, e nada de especial a referir.
Shiba Baby
Mas em mais uma sessão da secção Panorama, vi um interessante filme, que não deixa ninguém indiferente, há quem goste mesmo e há quem deteste.
Trata-se do filme "Shiba Baby" da realizadora americana Emma Seligman, um filme algo claustrofóbico, mas de um humor negro cáustico e intenso, passado numa festa judia que se segue a um funeral.
A interpretação da protagonista Rachel Sennott é brilhante e o final do filme é antológico.
Aproveito para referir que todos os anos, esta secção de filmes programados sob o nome de Panorama, é das melhores de todos os festivais.
Para não variar os cinco filmes deste ano são todos de visão obrigatória, e não são filmes a concurso.
Fin de Siglo
Mas o prato forte do dia estava guardado para a sessão da noite com um filme a concurso para a melhor curta metragem.
Trata-se do filme "Fin de Siglo", realizado em 2019 pelo argentino Lucio Castro.
É um filme notável, com um enredo bem construído, embora misture duas épocas separadas por 20 anos, com os dois protagonistas a viverem uma história de amor bastante original, nesses dois espaços temporais - os dois intérpretes estão muito bem e são Juan Barberini e Ramon Pujol.
Como eu gostei muito do filme e como vai sendo hábito quando gosto muito do filme, não será quanto a mim o vencedor, pois neste Festival os prémios vão em geral para filmes diferentes, com questões definidas como prioritárias para as novas requalificações das letras que definiram no início este festival - LGBT.
Esta sigla está hoje muito incompleta, segundo essas novas denominações encontradas e têm uma série mais vasta de iniciais a juntar às quatro iniciais...
Posso me enganar nesta previsão, e bem gostaria que isso acontecesse.
De notar que estes dois filmes tiveram lotação esgotada, o que é sempre bom.
Destaque Queer Lisboa para hoje: Garçon chiffon
Nicolas Maury
Ficção : 110' / Gay, Comédia, Relação, Família
O aspirante a ator Jérémie atravessa uma crise existencial. Patologicamente ciumento e atormentado por desventuras românticas, profissionais e familiares, foge de Paris para o campo, para junto da sua mãe - que acaba por se revelar um pouco intrometida demais...
24 de Setembro | 22h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira