Pesquisa:
rainbow
 

Quinta-feira, 12 Novembro 2009 20:13

AUSTRÁLIA
Transexual ganha pedido de desculpas



PortugalGay.pt

Uma transexual ganhou um pedido de desculpas do Department of Foreign Affairs and Trade australiano pelo desconforto sentido por viajar com um passaporte que a identificava como homem.


Stefanie Imbruglia, de 42 anos, prima direita da pop star Natalie Imbruglia, também conseguiu o acordo do departamento para outras medidas para um melhor tratamento de transexuais que requeiram passaporte.

Stefanie já vivia como mulher há dois anos antes de pedir um passaporte para viajar à Tailândia para se submeter a uma CRS em Outubro de 2007. Ela queria que o passaporte a identificasse como mulher. Mas o governo da altura tinha rescindido uma prática estabelecida na emissão de passaportes a transexuais que viajassem ao estranjeiro para se submeterem a cirurgias válidos por um ano com o género concordante com a sua Identidade de género.

Forçada a viajar com passaporte masculino, foi ridicularizada por um oficial alfandegário australiano que a tratava por "senhor", apesar de usar uma saia e uma blusa. No aeroporto de Bangkok foi-lhe pedido que explicasse a discrepância entre a sua aparência e o género no passaporte. "Em voz muito alta e perante uma sala cheia de pessoas, olhou para mim e para o passaporte e disse 'Homem ou mulher?'. Toda a gente olhou. Foi muito assustador"."O meu maior medo era ser detida numa prisão masculina. O perigo a que o governo me sujeitou foi enorme".

De regresso, Stefanie apresentou queixas contra o Department of Foreign Affairs and Trade à Australian Human Rights Commission, acusando o departamento de conscientemente a ter exposto ao perigo e de lhe ter recusado os seus direitos cívicos e políticos, acusando-o de discriminação sexual.

É perigoso para transexuais viajarem ao estrangeiro com passaportes não concordantes pois podem ser sujeitos a intimidação, violência e prisão. Os passaportes de um ano foram instituídos depois de uma transexual australiana, forçada a viajar com um passaporte que a identificava como homem, ter sido presa em Singapura.

O departamento concordou em restaurar os passaportes de um ano para transexuais que viajem ao estranheiro para se submeterem a cirurgias, e também concordou em alargar o tratamento a pessoas de género diverso ou indeterminado que não viajem para cirurgias.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
Buy at Amazon
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

FacebookX/TwitterInstagram
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal