O caso é o seguinte: Jose garcia, descrito como "gay", afirma ser uma "mulher aprisionada num corpo de homem" - mulher transexual, tendo durante os seus 19 anos de vida, agido sempre como mulher. Mas agora ao estudar na Baptist High Schools Adult School of Continuing Studies em Belmopan arrisca-se a ser expulsa devido à sua identidade de género.
De acordo com duas cartas, de 1 de Outubro e 5 de Outubro respectivamente, a escola ameaça expulsá-lo por agir como uma mulher, vestir-se de uma maneira efeminada, nomeadamente por usar uma mala de senhora onde leva o material escolar, e usar o WC feminino.
As aulas que frequenta são para adultos, não a escolaridade dita normal. O director, Norman Willacy, recusou qualquer comentário por o assunto se encontrar presentemente nas mãos do Ministério de Educação, afirmando no entanto que a escola tentou trabalhar com Garcia, mas sem sucesso. O porta-voz do Ministério de Educação, por seu lado, referiu que o Ministério só pode aconselhar, visto a escola ser privada, mas que o assunto está a ser estudado e discutido, estando prevista uma reunião para breve.
A Garcia só falta um ano de escolaridade para terminar.