Entretanto, há poucos minutos, mais precisamente às 12:00 em ponto, realizou-se outra Flash Mob, desta vez no Porto, na Estação de Metro da Trindade. Os manifestantes apresentaram também folhas com a mesma frase, mas em vez de se manifestarem num bloco estiveram espalhados por todo o espaço da estação e mostraram a folha durante dois minutos no meio dos utentes do metro utilizando diferentes poses de acordo com a inspiração de cada um.
Estiveram presentes quase uma centena de manifestantes em cada uma das Flash Mobs.
Os projectos de lei do BE e dos Verdes sobre o Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo vão esta sexta-feira ao parlamento. Com os votos negativos e confirmados do PS, PSD e do CDS-PP, e posição mista do PCP (abstenção em relação ao projecto do BE, e favorável no projecto de Os Verdes), os projectos não passarão, a menos que se faça um milagre.
Mas estes projectos, e as manifestações diversas em volta deste assunto trouxeram á discussão pública a falta de protecção legal em que alguns cidadãos e cidadãs vivem, uma "ilegalidade" provocada pelo próprio estado Português, o mesmo estado subscritor de tantas cartas dos direitos humanos onde se defende a não discriminação com base na Orientação Sexual. Mas parece que os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans ficam de fora quando se trata de leis e questões práticas.
(Foto: FlashMob em Lisboa)
Mais informações em: www.casamentocivil.org .