O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo podem ser realizados no Massachusetts, Connecticut e mais recentemetne no Iowa, com Vermont a juntar-se a este grupo em Setembro. Em 2004, apenas 32% dos cidadãos dos EUA eram a favor deste direito, com 62% contra. Neste momento 49% são a favor e apenas 46% são contra, a primeira vez que as sondagens da ABC/Washington Post apresentam maior número de apoiantes que oponentes.
Mais de metade, para ser exacto 53%, afirmam que casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo realizados em estados que o permitam devem ser reconhecidos nos outros estados.
Quando questionados se estavam "fortemente contra" apenas 39% responderam, ao contrário dos 51% de 2004. Do outro lado os "fortemente a favor" são agora 31%, significativamente mais que os 24% de há três anos atrás.
E mesmo nas pessoas que se auto-identificam como conservadores 30% são a favor do casamento civil, uma evolução significativa tendo em conta os 10% de apoio deste grupo em 2004. Mas ainda há 66% contra.
Já a religião parece ser algo mais inflexível, no grupo dos Protestantes Evangélicos brancos, 75% são contra o reconhecimento do casamento para homossexuais e lésbicas. Do outro lado da barricada, os seculares tem exactamente o valor contrário: 75% são a favor.
Como seria de esperar as camadas mais jovens são mais receptivas ao reconhecimento legal, 66% dos adultos com menos de 30 anos aprovam a ideia.
A sondagem foi realizada por entrevista telefónica (fixo e móvel) entre 21 e 24 de Abril com 3% de margem de erro.