A mensagem foi publicada depois de diversas pessoas terem expressado a sua preocupação em termos de saúde enquanto a Gripe Suína se espalha a nível mundial.
Segundo o site, "embora o VIH infecte as células CD4 e reduza o seu número e funcionalidade, existem outras partes do sistema imunitário que são capazes de lutar contra a gripe". Concluindo que "tendo VIH, mesmo com uma baixa contagem de CD4, não deveria tornar alguém mais susceptível", conclui.
No entanto o site recorda que se uma pessoa HIV+ contrair a Gripe Suína, poderá ter um risco maior de complicações como pneumonia. Como tal faz sentido procurar aconselhamento médico no caso de se ter sintomas da gripe. Entretanto a própria Organização Mundial de Saúde já divulgou um comunicado nesta mesma linha: no caso de infecção as pessoas HIV+ devem ter tratamento prioritário de preferência nas 48 horas após os primeiros sintomas.
No entanto devido à variabilidade da Gripe Suína tudo isto são probabilidades: não há forma exacta de saber o que vai acontecer visto esta ser a primeira pandemia de gripe depois da disseminação do VIH pelo mundo.
Diminuir a propagação da gripe é tão simples como evitar uma constipação - cobrir o nariz e boca com um lenço quando se tosse ou espirra, e lavar as mãos frequentemente com água e sabão.