O micoplasma é uma doença sexualmente transmissível geralmente assintomática.
Informação Básica
O micoplasma é uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana e geralmente assintomática, que afecta cerca de 30-50% dos homens e mulheres sexualmente activos. É frequente a sua ocorrência em conjunto com outras doenças sexualmente transmissíveis, pelo que o seu diagnóstico é por vezes difícil.
Quando os
sintomas do micoplasma ocorrem, tendem a assemelhar-se com os de outras doenças sexualmente transmissíveis, caracterizando-se por comichão e ardor, corrimento vaginal ou pelo pénis.
Causas
Ao ser uma doença sexualmente transmissível, o micoplasma pode ser transmitido por sexo vaginal, anal e oral.
Nas mulheres, o micoplasma pode estar relacionado com alterações do pH vaginal, causadas muitas vezes pela presença de vaginose bacteriana, cervicite, doença inflamatória pélvica e endometriose.
Nos homens, o micoplasma é muitas vezes diagnosticado no caso de uretrite, podendo a sua presença ser concomitante com a gonorreia e a clamídia.
Tratamento
O micoplasma pode ser facilmente tratado com antibióticos, principalmente no caso de ocorrerem sintomas incómodos, podendo estes ser aliviados eficazmente.
A
Azitromicina é o antibiótico mais indicado para tratar o micoplasma, sendo responsável pelo desaparecimento dos sintomas em poucos dias. Durante o tratamento deve ser evitado o contacto sexual.
A infecção pode ser evitada pelo uso de protecção de barreira, como os preservativos masculinos e femininos ou com lençóis de borracha, no caso de sexo oral na mulher.
Informação disponibilizada por euroclinix.com.pt.