A Human Rights Watch, juntamente com os Ministérios de Assuntos Exteriores de Espanha, da Holanda e da Noruega, além do Ministério da Igualdade, Hivos, a Generalitat de Cataluña e o Ayuntamiento de Barcelona apoiam e subsidiam o Primeiro Congresso Internacional sobre Identidade de Género e Direitos Humanos, em parceria com uma ampla aliança de associações trans e LGBT, para promover o reconhecimento dos direitos do colectivo transexual e transgénero internacional.
Esta é a primeira vez que se realizará uma Conferência Mundial por pessoas transexuais/transgénero para pessoas transexuais/transgénero.
O objectivo é dar voz a um colectivo escassamente representado na sociedade. Pela primeira vez ouvir-se-á uma reflexão global sobre os seus problemas, reivindicações e propostas, com a participação de membros de todo o planeta e de todas as culturas. Aprovar-se-á também um documento base com as reivindicações do colectivo dirigido aos estados, organizações internacionais, associações e organizações não-governamentais que sirva como base de trabalho e linha de orientação.
Iniciar-se-á também uma rede global trans de coordenação para supervisionar a situação dos direitos humanos das pessoas transexuais/transgéneros, troca de informação, coordenação de campanhas globais e formação de activistas e organizações.
Serão criados vários grupos de trabalho destinados a tratar de temas como a violência, a criminalização, acesso aos serviços de saúde, discriminação legal, etc.
Não existe ainda informação sobre a representação portuguesa.
Para quem desejar participar no evento, ou que simplesmente deseje mais informações sobre o mesmo, criou-se uma página web oficial com o seguinte endereço: www.congenid.org .