Promovido pelo GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal, e fazendo parte das acções planeadas para o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia em Portugal, é intenção desta tertúlia falar um pouco sobre o futuro da luta das pessoas transexuais pelos seus direitos.
Pondo à partida questões como o combate à transfobia, a integração plena na cidadania e saúde garantida respeitando a identidade, pensa-se abordar de forma superficial estas e outras pertinentes questões.
Carla Antonelli foi uma das impulsionadoras da lei de identidade de género no país vizinho, tendo vindo a Portugal encontrar-se com deputados do BE e do PS, visita essa na altura ocultada dos activistas trans nacionais, para ajudar à aprovação da lei em Portugal, numa iniciativa de Jó Bernardo.
Antonelli é defensora da despatologização da transexualidade, posição contrária à da ILGA Portugal e, consequentemente, do GRIT, que primam pela patologização, e vem a Portugal pouco tempo depois da Argentina ter aprovado a primeira lei de identidade de género a nível mundial não patologizante.
A tertúlia inicialmente era para ter sido realizada no Sábado, 19 de Maio, no Centro LGBT, Rua de S. Lázaro, em Lisboa, mas por causa das greves dos controladores aéreos, a data foi alterada para este sábado, 7 de Julho.