Intitulado “Quando a identidade de género não coincide com o género que foi atribuído à nascença”, o debate conta com moderação de Graça Lacerda, responsável pelo Serviço Educativo da Galeria Municipal do Porto / Jardins do Palácio de Cristal, e como oradores contará com a presença de Luís Santos, professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa; Zélia Figueiredo, psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos e Sandra Monteiro, mãe de um jovem trans e sócia da AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género).
O evento decorrerá no auditório geral da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, estando previsto o seu início para as 18h30.
Deverão ser abordados problemas e vivências sobre a transição das pessoas trans a nível familiar e escolar de um ponto de vista parental, psiquiátrico e educativo. Como é normal, não contará com a presença de nenhum jovem trans, aliás, de nenhuma pessoa trans como oradora.
A curta metragem exibida será “A Sra. McCutchen”, do realizador John Sheedy, centrada à volta da vivência de Tom, um jovem de 10 anos que sente que nasceu no corpo errado.
O evento é de entrada livre.