O City Life Index é um questionário ao qual responderam 15.000 residentes de 32 cidades do planeta onde a Time Out está presente, incluindo dez europeias, e que avalia o que de positivo ou negativo nelas se encontra ao nível de comida e bebida, cultura, relacionamentos, comunidade, saídas, vizinhança, felicidade, acessibilidade de preços e sociabilidade.
A cidade do Porto aparece no top da lista em várias categorias, com 95% dos habitantes a considerá-la a cidade mais calorosa e onde mais se gosta de habitar, é a melhor cidade do mundo para fazer amigos (81% diz que é fácil) e para se apaixonar (46%) e é a cidade do mundo em que os habitantes mais consideram que podem ser quem são (95%) e para estarem em contacto com a família.
72% dos inquiridos no Porto espera continuar a viver na cidade daqui a cinco anos, contra 70% dos habitantes de Berlim, e 67% dos habitantes de Lisboa. Também é a cidade com menos tempo de viagem diária para o trabalho em média, e dos locais mais baratos para sair à noite.
E a melhor cidade do mundo? É Chicago, EUA, mas o Porto está logo a seguir, e Nova Iorque, EUA, Melbourne, Austrália e Londres, Reino Unido completam o "top 5".
Não nem tudo são rosas, os habitantes do Porto são os que têm menor ordenado anual em toda a listagem.
Sexo e relacionamentos
Em termos de relacionamentos os Portuenses que responderam ao inquérito da revista revelam atitudes muito variáveis relativamente ao resto das cidades.
Uns impressionantes 49% dos inquiridos estão numa relação mas não casados, ficando assim, novamente no topo da tabela, empatado com Manchester.
Já se é fácil ter sexo na cidade? Só 18% é que acham que sim, bem abaixo da média geral, assim com a questão de ter sexo a três tem uns míseros 9% no Porto, que compara com os 34% da cidade mais popular neste item: Zurique.
E nas questões LGBT+? 47% dos inquiridos LGBT+ na cidade disseram sentirem-se sempre livres para serem como são, a melhor classificação entre todas as cidades do mundo.