Bento XVI elogiou as iniciativas promovidas para debelar o VIH/SIDA. O papa disse que a iniciativa das Nações Unidas pretende chamar a atenção para o flagelo da VIH/SIDA e convidar a comunidade internacional a um empenho renovado na obra e na assistência solidária para aqueles que são atingidos por ela.
"Seguindo de perto o exemplo de Cristo, a igreja sempre considerou a cura dos doentes como parte integrante da sua missão e por isso encorajou as muitas iniciativas promovidas para debelar esta doença, de forma especial nas comunidades eclesiásticas. Sinto-me próximo aos doentes de VIH/SIDA e a suas famílias", acrescentou o sumo pontífice.
Em contradição com esta posição pública de Bento XVI o Vaticano cancelou a participação da cantora Daniela Mercury no concerto de Natal previsto para dia 3 de Dezembro. Daniela Mercury fez um comercial de prevenção ao VIH/SIDA, no último Carnaval e declarou que considera o uso do preservativo é "instrumento de proteção à vida", posição contrária à da Igreja Católica.