João Ferreira, Paulo Cunha e Silva e Tiago Guedes, apresentaram este novo evento que estará em cartaz entre 7 e 10 de Outubro.
Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura da cidade, deu as boas vindas ao Queer Porto e apresentou uma cidade de braços abertos para a cultura cinematográfica Queer como forma de combater o preconceito e promover a diversidade. O Teatro Municipal Rivoli é a casa principal que acolhe o certame e Tiago Guedes, director do Teatro, frisou o quanto bem-vindo é o festival de cinema.
Por sua vez João Ferreira, Diretor Artistico do Queer Porto, fez uma breve passagem pelo que vai ser esta primeira edição. O Queer Porto pretende apresentar na cidade algumas das obras e criadores mais emblemáticos e as tendências mais emergentes do Cinema e Cultura Queer. A exemplo de qualquer festival haverá secções competitivas, e por isso os júris José Capela, Rui Filipe Oliveira e Toby Ashraf, vão encontrar a Melhor Longa-Metragem de ficção ou documental, cujas sessões decorrem no Teatro Municipal Rivoli. As sessões de curtas-metragens, instalações-vídeo e performances, decorrem paralelamente nos espaços da Mala Voadora, Maus Hábitos e Galeria Wrong Weather.
O Festival conta igualmente com a presença no Porto dos realizadores dos filmes, organizando também atividades educativas, bem como atividades de caráter mais lúdico, procurando a divulgação e captação de público para o evento.
Foto-reportagem no QueerPorto
Veja a Galeria de fotos aqui.