As autoridades de saúde federais anunciaram esta semana que a Walgreen Co. e outras farmácias estão a estudar a possibilidade de disponibilizarem testes gratuitos do VIH/SIDA.
Até agora, sete lojas já disponibilizam os testes de VIH/SIDA gratuitamente. A deteção do VIH no início diminui a probabilidade da doença ser transmitida para outras pessoas e ajuda no início atempado da terapia.
Até o final do verão, os Centers for Disease Control and Prevention prevêem acrescentar mais 17 farmácias ao programa piloto, que inclui o mesmo número de farmácias urbanas e rurais.
O CDC estima que 1,1 milhão de pessoas nos EUA vivem com o VIH, mas quase uma em cada cinco das pessoas infectadas não tem conhecimento da sua condição.
As autoridades de saúde recomendam que todos os adolescentes e adultos entre os 13 e 64 anos façam o teste para o VIH pelo menos uma vez. E se em 2006 apenas 40% o tinham feito, em 2009 já eram 45%.
O programa piloto irá decorrer durante dois anos e permitirá às autoridades analisar os custos em recursos e tempo necessários para uma possível implementação a nível nacional.
Os profissionais de saúde no programa piloto fazem o teste recorrendo a uma amostra de saliva recolhida na gengiva ou no interior da bochecha. Os resultados estão disponíveis em 20 minutos. Se o teste for um positivo preliminar, o paciente será encaminhado para um profissional de saúde local para confirmação e terapia. Os testes são realizados numa sala privada não-específica para os testes do VIH/SIDA, onde podem ser realizados outros testes ou procedimentos da farmácia.