Uma vez mais o Queer Porto re-afirma as suas parcerias com Mala Voadora, wrong weather, Maus Hábitos e, claro, o Teatro Municipal Rivoli.
Em 2015 deu-se a sessão inaugural do Queer Porto, que agora apresenta a sua 2ª edição reforçada e com vontade de crescer. O festival aumenta um dia passando para cinco dias o que, por consequência, leva a uma programação mais completa e uma contínua aposta na formação, festas e exposições.
O Teatro Rivoli será palco do Queer Porto de 5 a 9 de Outubro, onde decorrerá a competição oficial, que inclui a aposta desta ano: uma retrospetiva dedicada ao New Queer Cinema, composto por seis filmes representativos deste movimento que se iniciou nos anos 90.
Este ano o Porto pode ainda contar com a presença os realizadores Tom Kalim e Cheryl Dunye, que vão apresentar os filmes Swoon e The Watermelon Woman dois filmes inseridos nesta retrospetiva do New Queer Cinema. Estes dois realizadores vão ainda organizar uma master class numa parceria com o ESMAE e Faculdade de Belas Artes do Porto, a sessão terá lugar no espaço Mala Voadora, sexta 7 ás 11 horas.
Mala Voadora que funcionará durante os dias do festiva como um ponto de encontro de equipa, realizadores e espetadores. Neste mesmo espaço é projetado o programa de curtas-metragens e apresentada as performances de Flávio Leihan, Gonçalo C. Ferreira e Joana Castro. A secção In My Shorts, curtas em competição, conta com trabalhos de alunos e artistas da região norte de Portugal.
No espaço Maus Hábitos podemos contar com as estas do Queer Porto 2, e a sessão do Queer Pop dedicada a David Bowie.
Por sua vez a wrong weather terá em exposição as obras de António MV, Júlio Dolbeth, Mauro Ventura, Rita Roque, Sandra Araújo e Von Calhau, que inspirados pela retrospetiva sobre o cinema New Queer Cinema, criaram obras sobre cada um dos filmes em exibição, e que serão editados numa coleção de postais.
Duas notas finais: o filme Absolutely Fabulous: The Movie afinal não vai passar no circuito comercial segundo João Ferreira, por isso o Queer Porto decidiu fazer uma sessão dupla, a única forma de poder incluir o filme na programação do festival. O filme vai ilustrar a sessão de encerramento sábado 8 ás 21 horas e repetirá depois domingo 9 ás 19 horas. Por razões de agenda o filme "Nunca Vas a Estar Solo" troca de dia com "Take Me To The River", isto porque o realizador chileno Alex Anwandter que fará a apresentação do filme só consegue estar no Porto no dia 7.
Mais informações em www.queerporto.pt .
Fotos
Disponíveis aqui.