A quarta Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Ancara teve a presença de um grupo organizado de iranianos LGBT.
O grupo gritou palavras de ordem como "Ahmadinejad, estamos aqui!", "Gays iranianos nunca mais vamos ser calados!" e "gays iranianos, estamos todos juntos!".
O grupo era constituído por requerentes de asilo que não estão autorizados e viver em Ancara e foram transportados num autocarro pela organização a partir da cidade de Kayseri. É a primeira vez que os LGBT iranianos participaram numa marcha do orgulho LGBT turca.
O grupo também levou a antiga bandeira iraniana durante a marcha junto às tradicionais bandeiras do arco-íris do movimento LGBT.
Além da marcha, a organização turca Kaos GL também organizou uns dias antes um colóquio com a Amnistia Internacional sobre as questões dos pedidos de asilo devido a questões LGBT. Dezenas de ONGs participaram no evento.
Durante o colóquio um dos candidatos a asilo explicou as suas condições de vida do dia a dia, incluindo dificuldades extremas em aceder aos cuidados de saúde, e que os medicamentos que consegue obter são os fora-de-prazo que são distribuídos gratuitamente. Também referiu a violência física que é aplicada às pessoas transgéneras e pessoas transexuais que estão à espera de asilo. O fato de estes requerentes serem colocados em cidades satélite conservadoras ainda complica mais a sua integração com a sociedade local, incluindo as autoridades.
A ONG Kaos GL também está a dinamizar uma rede regional de combate à homofobia integrando membros do Médio Oriente, Cáucaso e Balcãs.