O músico e seu parceiro tornaram-se pais de Zachary no dia de Natal do ano passado através de uma mãe de aluguer. São também o primeiro casal gay a ser nomeado para o prémio britânico. O casal diz-se "emocionado" com a notícia da sua nomeação.
Outros candidatos na lista incluem jogadores de futebol como David Beckham e Wayne Rooney, os cantores Gary Barlow e Rod Stewart e o jogador de rugby Kris Smith. Note-se que Elton John e David Furnish concorrem individualmente ao prémio, ou seja: quem vota tem de escolher um deles.
O vencedor do ano passado, Peter Andre, que tem um filho de cinco anos de idade e uma filha de três anos com a sua ex-esposa Katie Price, está também nomeado este ano.
A vitória foi ainda mais importante para Pete precisamente por na altura dos prémios ser um pai solteiro a cuidadar dos seus filhos.
De acordo com os organizadores da The Premier Inn Celebrity Dad of the Year 2011, o prémio visa: "Recompensa o pai celebridade que tenha impressionado a nação, equilibrando uma agitada vida pública com as demandas da paternidade."
Elton John de 63 anos já referiu publicamente que pretende que Zachary tenha um infância o mais normal possível e, de certa forma, "à moda antiga", reforçando que terá de tomar decisões difíceis na sua vida atual para que o seu filho possa dar o "valor real às coisas simples da vida".
E não deixa margem para dúvidas: "não vai ser um menino mimado" e "vamos vamos tentar dar-lhe um tempo de inocência com diversão e sem preocupações, e com muito amor, liberdade e estabilidade".