Em Portugal 58 por cento dos lares não tinha filhos em 2005, 24 por cento tinha apenas um, 14 por cento dois e apenas três por cento mais de três. Dentro dos 42% que tem filhos 7% são de pais ou mães solteiros.
Portugal tem menos famílias sem filhos que a média (67%) dos 25 países da União Europeia e mais lares com um filho que a média (16%), nos outros casos Portugal está em linha com a média. As famílias monoparentais são em Portugal cerca de metade da média europeia.
Portugal também está na média europeia com cerca de 30% dos filhos fora do casamento, na taxa de natalidade de 10 por 1000 habitantes, na taxa de casamentos (4.7 por 1000 habitantes) e divórcios (2.2 por 1000 habitantes).
A Holanda, Espanha e Reino Unido, 3 dos países em que o casamento (ou lei similar) é aplicável a casais do mesmo sexo têm indicadores de casamento e divórcio semelhantes a Portugal. Já a Bélgica tem um número ligeiramente inferior de casamentos e um número significamente maior de divórcios que Portugal.
Itália é a campeã do casamento-tradicional-para-toda-a-vida com uma taxa de divóricos de apenas 0.8. Em termos de filhos fora do casamento Itália tem uma taxa 15%, e apenas a Grécia (5%) e Chipre (3%) tem valores inferiores. No extremo oposto estão a Suécia com 55% dos filhos fora do casamento e países como Filândia, Reino Unido, Eslovénia, Letónia, França e Dinamarca (entre 40% e 50%).