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Quinta-feira, 26 Setembro 2024 10:38

CINEMA
Diário Queer Lisboa 28 - Dia 6



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Hoje, no Queer Lisboa 28, foi apresentado na secção Panorama. o filme mais polémico deste certame e eventualmente de todos os já 27 anteriores.

CINEMA: Diário Queer Lisboa 28 - Dia 6

O realizador canadiano Bruce La Bruce, é mundialmente conhecido por quem gosta e conhece o cinema e o Queer Lisboa, tem apresentado muito da sua obra ao longo os anos.

Mas talvez nunca este realizador tenha sido tão ousado como neste seu último filme, já deste ano e chamado "The Visitor".

Este texto vai ser longo e talvez polémico também, mas encontrei palavras não minhas, mas que reflectem bastante bem o quanto eu gostei do filme, mesmo admitindo que haja quem o ache demasiado ousado e não o veja com tão bons olhos.

Aqui vai a longa, mas muito bem delineada crítica:

Quando se trata de cineastas que se posicionam como provocadores, geralmente há uma linha tácita que muito poucos deles estão dispostos a cruzar. Pessoas como John Waters, Pedro Almodóvar e Rainer Werner Fassbinder flertaram perigosamente perto de cruzá-la, mas mostraram contenção suficiente para se conterem antes de irem longe demais. Dois cineastas que adoptaram uma abordagem mais despreocupada com essa fronteira, e a cruzariam alegremente com aparentemente muito pouca hesitação, são Pier Paolo Pasolini e Bruce LaBruce, dois cineastas que aparentemente não poderiam ser mais diferentes em termos de período (Pasolini morreu vários anos antes de LaBruce ficar atrás de uma câmera) ou estilo, mas compartilhavam o mesmo gosto por forçar os limites além do que talvez devessem ter ido. No entanto, as suas carreiras extremamente díspares colidiram na forma de "The Visitor", em que LaBruce dirige uma versão do "Teorema" de Pasolini, que muitos consideram a obra mais subversiva do falecido mestre italiano, se não a mais desafiadora em termos dos temas que evoca. LaBruce carrega muitas dessas ideias para "The Visitor", que segue uma premissa semelhante, explorando a dinâmica entre uma família de classe alta e o visitante que vai de um hóspede agradável à raiz de sua queda social e eventual libertação, tudo isso desafiando as suas percepções e desafiando-os a contornar o status quo, ao longo do qual eles cuidadosamente curaram as suas vidas luxuosas, mas de outra forma, monótonas.

LaBruce não é nada se não extremamente ambicioso, e como vemos em "The Visitor", ele está mais do que disposto a abrir mão da decência para transmitir uma mensagem específica. Desde os primeiros momentos, onde o personagem titular aparece numa mala no Rio Tamisa, estamos cientes de que este filme será algo muito diferente, e que orgulhosamente cortejará a controvérsia. A narração entrega um manifesto apaixonado alertando contra os perigos da imigração, enquanto assistimos a este personagem emergir como se estivesse saindo de uma concha, numa representação extremamente impressionante da experiência do imigrante. Isso é seguido por mais de uma hora de cenas que ultrapassam os limites da decência de maneiras criativas e muitas vezes desconfortáveis. A totalidade do segundo acto consiste em longas sequências de conteúdo sexual explícito, enquanto assistimos ao visitante seduzir metodicamente cada membro desta família. LaBruce combina a sua clara admiração por Pasolini (chegando até a recriar imagens que lembram algumas das sequências mais famosas de Salò, ou os 120 Dias de Sodoma) com a sua sensibilidade artística.

Ele evoca uma atmosfera de transe por meio do uso de técnicas de filmagem não convencionais, intercaladas com cores ofuscantes e música eletrônica discordante, colocando-nos sob o mesmo feitiço que hipnotiza as vítimas do protagonista. LaBruce é um dos raros cineastas que entende que a repulsa no espectador pode ser reaproveitada em uma ferramenta artística bastante poderosa e, ao utilizar a sua clara aptidão com a arte do excesso, o diretor cria uma comédia sombria explícita, mas ainda bastante convincente, que usa o corpo humano para comentar e criticar certas ideias abstratas.

A razão pela qual alguns directores notáveis foram mencionados acima em relação a LaBruce não é arbitrária. O cinema queer teve uma longa jornada, e muitas das obras pioneiras existem em diálogo umas com as outras. Talvez não pareça óbvio que um projeto pornográfico limítrofe carregue significado, mas, como vimos em muitas das obras mais celebradas do director, há virtude em ultrapassar limites. Como seus precursores e colegas artísticos, LaBruce fez carreira usando imagens chocantes e sexuais como uma forma de comentar e criticar a sociedade. É isso que grande parte da arte queer se propõe a alcançar, ou seja, a desconstrução sistemática e gradual do status quo. Numa cena memorável, os personagens reflectem apaixonadamente sobre os seus encontros com o nosso protagonista sem nome e comentam como o seu vigor sexual não apenas mudou a sua perspectiva sobre sua identidade sexual, mas jogou todo o sistema de classes (representado na imagem do servo e do mestre, um motivo frequente) em completa desordem. Assim como os encontros sexuais cruzam a fronteira entre arte e pornografia, a história demonstra a ambiguidade entre prazer e exploração, e eventualmente se torna uma declaração sobre poder. Uma linha do tempo clara é formada em termos desses encontros interpessoais: o desejo se entrelaça com a sedução, que por sua vez se transforma em obsessão e manipulação, com o nosso protagonista indo de mero convidado para, sem dúvida, o membro mais poderoso desta casa. A mudança na dinâmica entre esses personagens (retratados excepcionalmente por este elenco de atores intrépidos, que são principalmente artistas performáticos) define a base para o filme e estabelece um conjunto muito mais complexo de ideias, além do conteúdo sexual bruto e explícito que impulsiona a maior parte do filme.

"The Visitor" transforma-se numa crítica mordaz à servidão burguesa e à objetificação do trabalho como uma mercadoria. O filme faz uso de representações francas e intransigentes da sexualidade, e entrelaça-as com comentários sobre classe e status, levando a uma comédia sombria psicodélica que combina elementos de horror psicológico e melodrama tenso. O diálogo frequentemente prolixo existe para sublinhar a arrogância do mundo em que esses personagens existem, e tudo se combina para se tornar um filme experimental brilhantemente subversivo que é caótico e tenso, todo o senso de lógica desaparecendo quando o acto final chega. Cheio de conteúdo sexual extremamente explícito, o filme desconsidera a ideia de exames de bom gosto da sexualidade e, em vez disso, envolve-se na expressão mais carnal do desejo. Enchendo a tela com gritos primitivos e representações de impulsos animalescos, que são retrabalhados para estabelecer a base para esta comédia sombria extremamente engraçada e muitas vezes extremamente surreal, LaBruce apresenta um filme não convencional, mas hipnótico, que nos oferece uma perspectiva totalmente diferente sobre um assunto que todos nós já encontramos antes, talvez apenas não de uma forma tão crua e explícita. O filme resultante é um gosto adquirido, mas uma entrada fascinante no movimento do Novo Cinema Queer que LaBruce tem trabalhado continuamente para preservar. Embora possa ser bastante desafiador, "The Visitor" tem várias ideias intrigantes fervilhando sob a superfície e, para aqueles com paciência (e força de vontade para passar por algumas das sequências mais explícitas), o tempo certamente é bem gasto, já que a mensagem embutida no filme é extremamente cativante e genuinamente complexa, e perversa da melhor maneira possível.
 

por Matthew Joseph Jenner, 17 fevereiro 2024

Resta-me referir a excelência da interpretação, a cargo de Bishop Black (o visitante), Macklin Kowal (o pai), Amy Kingsmill (a mãe), Ray Filar (a filha), Kurtis Lincoln (o filho) e Luca Federici (o criado).

CINEMA: Diário Queer Lisboa 28 - Dia 6

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