A atriz é mais conhecida por seu papel como Davina na série Transparent da Amazon, a melhor amiga da personagem principal Maura.
Jeffrey Tambor, que interpreta Maura, é um homem cisgénero na vida real, mas Billings é uma das várias pessoas transgéneros na vida real que apareceram na série.
No que é uma novidade na televisão, Billings ficou completamente nua para uma cena na estreia da quarta temporada, este mês.
Na cena, o personagem de Billings aparece na cama recebendo uma massagem do seu ex-namorado, Sal, quando sente dores devido a problemas relacionados com o VIH. A personagem então roda na cama, expondo brevemente os peitos e pénis.
Billings, que não recorreu a cirurgia genital, explicou que solicitou explicitamente uma cena de nú.
As estrelas trans do Netflix, Laverne Cox e Jamie Clayton, tiveram cenas nus parciais em Orange, is the New Black e Sense8, respectivamente, mas a cena de Billings é a primeira vez que uma atriz transgênera com pénis teve uma cena nua frontal na televisão.
Alexandra Billings, explicou a situação ao Daily Beast:
Não penso que isto tenha sido feito antes, onde se vê alguém com um corpo trans que era pré-operatório, especialmente de uma certa idade, que tem um certo aspecto.
Não temho corpo de modelo. Tenho um corpo muito específico, e estou num ponto agora, onde estou bem com o meu corpo. Eu gosto dele. Não adoro o meu corpo, mas gosto dele.
Estou bem com o meu corpo. Fiz a paz com o meu aspecto. Passei anos não apenas pelo meu VIH e também as injecções de silicone e por todas as coisas que passamos para sobreviver.
Eu queria mostrar tudo, mas eu disse que não queria ser um objecto. Não quero ser sexualizada. E não quero ser um fetiche. É isto foi lidado de forma maravilhosa Alexandra Billings
Ela também explica que embora quisesse uma cena de nu frontal, não tinha a mínima ideia de como a realizar e acha que o criador da série o fez de forma extraordinária.
E que uma parte importante disto tudo é a esperança que as pessoas quando falam ou não falam sobre a cirurgia, que isso não seja o fundamento das nossas conversas com as pessoas transgéneras.
Já fizeste ou não fizeste? Não sei se isso é assim tão importante hoje em dia. O importante é que eu vejo uma pessoa, é assim que a apreendo.
Então, não importa o que se passa nos genitais. O importante é como nos tratamos uns aos outros. Espero que este seja o tema de conversa Alexandra Billings