Contudo devemos ter em conta que Portugal tem no seu historial numérico um decréscimo acentuado no número de novos casos.
Assim entre 2004 e 2007, o número de novos casos passou de 1764 para 894 novos casos de VIH/Sida.
Contudo estes números podem estar enviesados porque o decréscimo que se verifica pode ser enganador, se por um lado podemos cair na asneira de pensar que as pessoas estão mais cientes dos riscos relativos á infecção do VIH/Sida, mas aquilo que podemos estar assistir é que as pessoas não fazem os seus testes regulares nos centros CAD.
O Portugalgay.pt tem conhecimento de que estes centros estão a desenvolver esquemas de promoção dos testes para que os cidadãos sejam levados a fazer o teste VIH/Sida, que é completamente confidencial, e gratuito nestes centros.
Segundo o instituto Ricardo Jorge, a 31 de Dezembro de 2008, havia 34888 casos notificados. Embora a percentagem maior dos casos seja referente aos utilizadores de drogas endovenosas, mas os últimos números dão-nos conta que os homens que tem sexo com homens estão a aumentar.
É preciso sensibilizar a população para fazerem o teste, e por isso o Editor do Portugalgay.pt junto com um amigo participou na produção de um panfleto no sentido de promover o teste, num trabalho desenvolvido pelo CAD da Rua da Constituição, na cidade do Porto.