Na chegada do Papa ao Brasil cerca de duas centenas de pessoas LGBT receberam o Sumo Pontifice com um beijaço. Uma manifestação pacífica que pretende protestar contra a posição da igreja sobre as questões LGBT, nomeadamente o casamento.
O protesto que foi organizado pelas redes sociais teve duas ocasiões: uma na chegada do Papa Francisco ao Rio de Janeiro e depois no Largo do Machado nas escadas da Igreja da Nossa Senhora Vitoriosa.
Já noite dentro estes manifestantes juntaram-se á restante população que em marcha lenta se encaminhou para o Palácio de Guanabara, onde o Governador do Rio, Sérgio Cabral e a presidente do Brasil Dilma Rousseff receberam o Papa. Esta caminhada foi interrompida pelas forças policiais que impediram os manifestantes de se aproximar do Palácio resultando na exaltação de alguns manifestantes e nos naturais confrontos com a policia.
Nas últimas semanas tem aumentado a contestação à preparação de grandes eventos de massas internacionais como o Mundial de Futebol, Jogos Olímpicos e a própria visita do Papa, numa altura em que a população brasileira vê o custo de serviços essenciais como o transporte a disparar. Numa faixa bastante visível lia-se: “Abaixo com o estado fascista e seus governos anti-povo”