O alegado homicida, chamado David Malcom Strickland de 27 anos, foi preso numa localidade próxima numa ação conjunta dos US Marshaels e dos Texas Rangers. Depois de alegadamente ter agredido e disparado contra as jovens, Strickland terá abandonado o parque, tendo sido no entanto visto por outro casal que deixava o local. A jovem de 19 anos morreu no local e a sua namorada teve ferimentos muito graves.
John Wright do Lone Star Q diz que Strickland enfrenta acusações de homícidio premeditado, agressão grave com arma, e agressão sexual agravada. Wright salienta que a acusação de agressão sexual é a primeira vez que há indicação que uma das jovens terá sido violada. "Eu estou bastante feliz com os esforços de colaboração da Lone Star Fugitive Task Force, dos Texas Rangers e do departamento da polícia de Portland que resultou na prisão de Strickland. Ele é um assassino sem sentimentos que pensou que ia escapar ileso, mas que vai finalmente pagar pelo seu crime." disse Robert R. Almonte dos US Marshals. "Os meus pêsames e condolências vão para as vitimas e as suas famílias que tiveram que lidar com este horrível ato de violência."
As organizações LGBT pediram à policia para verificar se o homicídio seria um crime de ódio, devido à orientação sexual das vitimas, mas a policia afirma que não há indícios que isso estivesse na origem do crime.