Howard Schultz, presidente executivo e CEO da Starbucks, têm repetidamente aguentado ataques à sua empresa devido ao seu apoio aos direitos LGBT. Mesmo quando foi vítima de boicotes e campanhas internacionais de boicote aos seus produtos, a empresa manteve-se firme.
O mês do Orgulho não poderia portanto passar despercebido, e uma enorme bandeira arco-íris de 66 metros quadrados foi hasteada no topo da sua sede mundial em Seattle, Washington. Numa reunião anual de acionistas, um ativista anti-LGBT culpou a perda de lucros no apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Schultz respondeu dizendo que “Nem todas as decisões são económicas. Apesar de estar a citar estatísticas tão aproximadas, nós efetivamente devolvemos um aumento de 38% aos acionistas. Não sei em que é que têm investido, mas acho que não terá muitos investimentos que lhe devolvam um valor de 38% nos últimos 12 meses. Dizendo isso, isto não é uma decisão económica para mim. Estamos a tomar esta decisão através de uma visão social. Empregamos mais de 200 000 pessoas nesta empresa, queremos acolher a diversidade de todos os tipos. Se acha que consegue um retorno de mais de 38%, estamos nos país livre. Pode vender as suas ações e comprar ações noutra empresa.”
A ideia não foi de Schultz, mas sim de um empregado, depois de ver que a empresa tinha celebrado a vitória da equipa local na SuperBowl. “Foi uma surpresa tão grande, e foi tão divertido ver o apoio que demos à equipa local. E então pensei, e se? Não. Mas, se calhar?” Anthony Hesseltine apresentou a ideia, e diz que não lhe foram apresentados grandes entraves, e que teve mais dificuldades em arranjar a bandeira em si que tem mais de 11,5 metros de largura e 5,8 metros de altura. “Nem toda a gente vai apoiar o facto da Starbucks hastear a bandeira do Orgulho. Não quero magoar ninguém ao ter a bandeira ali, mas quero que as pessoas parem para pensar. A mensagem principal é sobre a diversidade e de aceitar as pessoas com as suas diferenças. Quando pensamos num arco-íris, nenhum cor é dominante. É a harmonia entre as diferentes cores, cada uma contribuindo para o conjunto.”
