Na tarde de quinta-feira, Chelsea Manning, compartilhou uma imagem de si mesma com o mundo na sua nova conta de Instagram que em poucos dias já tem mais de 50 mil seguidores.
Ok, aqui estou eu! Chelsea Manning
Até agora a imagem pública de Chelsea resumia-se a uma foto de má qualidade a preto e branco o que limitava a sua percepção para o mundo, tal como explicou uma pessoa próxima, Evan Greer ao site Mic:
Foi negado à Chelsea o direito de ter qualquer tipo de controlo sobre a sua imagem. Posso dizer que no meu caso, como pessoa trans, coisas básicas como o penteado, e como me apresento são uma parte significativa de como me defino. Evan Greer
Chelsea Manning foi condenada a uma pena sem precedentes de 35 anos por ter divulgado documentos confidenciais no que viria a ser conhecido como WikiLeaks.
Em Fevereiro de 2013 ela declarou-se culpada de 10 das 22 acusações, na altura ainda sob o o nome de Bradley Edward Manning. Foi absolvida de alta traição, o que poderia levar à pena de morte, mas mesmo assim foi condenada por 20 crimes que levaram a uma sentença de 35 anos numa prisão militar. Mas no final do mandato, o presidente Barack Obama comutou a pena para sete anos de prisão no total.