O sacerdote serviu na Igreja de St John, Washington DC, desde 1995 onde fundou a rede Inter Washington apelidada de a Igreja dos Presidentes.
Esta igreja já recebeu todos os presidentes desde James Madison, fundada em 1815, situa-se mesmo em frente da Casa Branca em Lafayette Square.
Leon já havia integrado a posse de George W. Bush em 2005, como confirmou o comité presidencial que faz a selecção deste e de outros convidados a integrar a comitiva de tomada de posse.
O sacerdote disse que quando se pede a Deus uma bênção para o pais, estamos a pedir que ele erga em nós o que de bom existe, que nos lembre da importância das boas acções, e do que elas importa a cada um de nós e ao país.
A denominação episcopal da qual Leon faz parte tem uma posição favorável sobre a homossexualidade. Elege bispos abertamente homossexuais para presidir as suas paróquias e, em Julho de 2012, na convenção anual votaram favoravelmente sobre prestar a bênção nas cerimónias de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O pastor Louie Giglio saiu de cena, dando lugar a Luis Leon, porque em 1990 Giglio terá dado um sermão onde falou contra a homossexualidade. Primeiramente aceitou o convite feito pelo comité, mas depois declinou o mesmo por temer que a sua aparição na tomada de posse fosse desviar o assunto e transformar-se numa discussão sobre a homossexualidade, que afirma não seu o assunto em foco do seu ministério.
Após a retirada de Giglio, o comité presidencial inaugural prometeu escolher um substituto que fosse conhecida a sua homossexualidade. Nós não estávamos conscientes das declarações passadas de Giglio, quando o convidamos. Tais afirmações não reflectem o nosso desejo de celebrar a diversidade e a força do nosso país. Giglio tinha sido convidado dado o seu papel de elevado valor na questão do contrabando de seres humanos em todo mundo.
Na nova procura do comité o critério foi encontrar alguém que garantisse que as suas crenças reflectissem a visão partilhada por esta administração, de uma sociedade inclusiva e de aceitação para todos os americanos.