"Estou muito feliz com o resultado. O brasileiro é sempre muito bem recebido aqui nos Estados Unidos. Ser escolhido pelo voto popular foi muito legal", disse Lupo.
Antes de embarcar para os EUA, ele acreditava que tinha chances de vencer os demais candidatos e chegou a arriscar um duelo entre Brasil e Argentina. A eleição para conquistar o título de gay mais simpático foi realizado com voto popular, pela internet. "O argentino estava bem preparado e realmente é muito bonito."
Ele fez curso de dança e um intensivo de inglês para não gaguejar durante as entrevistas com os oito jurados do Mr. Gay International. Lupo disse que nunca fez uma viagem internacional.
No terceiro dia de competição, Lupo se apresentou com o samba-enredo "Brazil com Z é pra cabra-da-peste e Brasil com s é a nação do Nordeste", que deu o título à Mangueira em 2002.
Além da apresentação do samba-enredo, Lupo desfilou com um cocar, colares e pulseiras da tribo indígena Bakairis, de Mato Grosso, durante a disputa do título de gay mais bonito do mundo. O desfile fez parte da agenda de atividades dos 20 candidatos ao Mr. Gay International. Eles também participaram de uma sessão fotográfica para a organização do concurso.
Lupo recebeu assessoria do designer de moda Luiz Pita, de Cuiabá.