O primeiro desfile contudo preferiu um espaço mais intimista, a cave do edifício, com os claustros a servir de cenário e com uma passerelle com um desenho diferente, os modelos elegantes de Alves/Gonçalves contornavam o espaço mais juntos dos olhares daqueles que assistiam entre ilustres e anónimos.
Mas subimos então ao salão onde a maior parte da edição acontece, e podemos assistir aos desfiles de Anabela Baldaque, onde os soquetes de renda, os penteados a lembrar os chapéus da Guarda Real Britânica, e as galochas quentes numa mistura de borracha e tecido a forrar o exterior da bota, coordenados que nos mostraram uma mulher sofisticada mas descontraída.
Filipe Oliveira Batista, seguiu-se um desfile colorido, com cortes justos abrilhantados por calçado com aplicações que dotavam o andar das modelos de maior movimento e vibração.
O dia de abertura termina com o regresso ao PortugalFashion de Ana Salazar, que esteve arredada do Porto desde 2002. Ana Salazar que no seu estilo único e reconhecido foi vivamente aplaudida, por um desfile repleto de glamour, sofisticação e bom gosto.
Esta vigésima sexta edição do PortugalFashion decorre até domingo, e conta ainda com os desfiles de nomes como Luis Onofre; Luis Buchinho; Júlio Trocato; Diogo Miranda e claro está Fátima Lopes.
Confira os vídeos do primeiro dia aqui.