Considerado como uma solução de reserva para doentes vítimas de deficiência de tratamento, o Fuzeon permite bloquear a entrada do vírus nas células imunitárias humanas CD4, impedindo a membrana envolvente do vírus de se fundir com a da célula-alvo. Recorda-se que os outros tratamentos anti-VIH (vírus da imunodeficiência humana) só agem sobre célula já infectada.
Homologado desde Março de 2003 pela Food and Drug Administration (FDA) norte-americana, a molécula comercializada como o nome Fuzeon (pelo grupo farmacêutico suiço Roche e o laboratório norte-americano Timeris), tinha obtido, em Maio de 2003, luz verde da Comissão Europeia.
Para evitar uma má utilização do medicamento - última esperança contra a evolução da doença, cujo vírus, em certos pacientes, resiste aos outros tratamentos -, os especialistas recomendam, nomeadamente, a adequada preparação dos pacientes, que deverão injectar-se, eles próprios, duas vezes por dia. A revista acima referida pormenoriza qual deve ser a actuação dos profissionais de Saúde na sequência daquele procedimento.