A ex-deputada Italiana Vladimir Luxuria e um dos rostos da luta dos direitos LGBT em Itália foi detida em Sochi por segurar uma pequena faixa onde se lia “гей в порядке” que é como quem diz “Gay é OK”. Desconhece-se o relatório da polícia mas Luxuria terá sido detida por apresentar a referida faixa em público.
Luxuria postou no twitter quando chegou a Sochi uma foto sua frente aos anéis dos Jogos Olímpicos com um catavento e um guarda-sol com as cores do arco-íris. Depois da detenção, Luxuria escreveu um SMS onde pedia ajuda, que se encontrada detida e sozinha e que não compreendia o que lhe foi dito na esquadra de polícia.
Alessandro Zan, deputado do parlamento Italiano, pediu ao presidente Giorgio Napolitano para intervir sobre a prisão de Luxuria, e acrescentou que se a ex-deputada não fosse libertada nas próximas horas ele estaria pronto para viajar para a Rússia e convidava outros deputados a viajar com ele. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores Italiano disse que pessoal do consulado de Itália em Moscovo estava a acompanhar o caso.
Horas depois era relatada a libertação de Vladimir Luxuria. No Twitter a chefe do partido Esquerda Ecologia Liberdade, Nichi Vendola partilhou: "Rebelde, livre, sem medo de polícia da moralidade do Estado. Obrigado, @ vladiluxuria".