Para Merkel combater a discriminação é ponto assente mas não passa por dar o mesmo nome à união civil de duas pessoas do mesmo sexo, que se dá à união civil de duas pessoas de sexo oposto.
Para mim o casamento é entre um homem e uma mulher
Esta foi uma das respostas dadas por Angela Merkel durante uma entrevista on-line com uma estrela do youtube, Florian Mundt.
“Percorremos um longo caminho, lembro que à 25 anos muitas pessoas não ousavam dizer a sua orientação sexual” e continua esta intervenção sugerindo que os casais do mesmo sexo “podem usar uma parceria civil” e assim, supostamente, chegar ás mesmas regalias de um casamento sem que tenha esse nome. Além da questão inerente de discriminação no nome, Merkel parece desconhecer que tal união não seria reconhecida como casamento em Portugal, por exemplo.
O partido da chanceler emitiu uma carta aberta onde afirma que a igualdade no casamento destruiria esta instituição, a do casamento. Angela Merkel deu ainda a entender que a sua posição pessoal sobre o assunto não é consensual dentro do seu partido.
Angela Dorothea Kasner nasceu em Hamburgo a 17 de Julho de 1954 e tornou-se Merkel com o seu primeiro casamento em 1977 com Ulrich Merkel, um estudante de física, este casamento durou cinco anos. Casou com o seu atual marido Joachim Sauer, professor e químico quântico, no dia 30 de Dezembro de 1998, mas manteve o sobrenome do primeiro casamento.