Representantes da Amazon já vieram a público afirmar que a situação deve-se a algum "erro de catalogação"... no entanto, outras fontes indicaram que o erro poderá ter acontecido quando o software que gere a catalogação de livros fez confusão entre "adulto" e "erótico". Os livros da categoria "adulto" não são listados, ao contrário do que acontece com a lista de "erótico".
Mais de 50'000 títulos foram afectados pela situação que se estende não só em livros sobre temática gay e lésbica mas também em temas como a saúde em geral, bem estar mental, erótica e saúde reprodutiva.
Quem não achou piada ou "errozito" foram os diversos autores LGBT que arrasaram com a Amazon.com nos últimos dias. Alguns assinalaram que títulos com temas eróticos referentes a pessoas de sexo oposto mantiveram-se nas listas, como é o caso de "The Big Book of Porn: A Penetrating Look at the World of Dirty Movies."
Entretanto na segunda-feira representantes da Amazon vieram actualizar a notícia indicando que os problemas se deveram a um "erro de software" e que afectam as lojas on-line da Amazon a nível global e não apenas na versão dos E.U.A.
Alguns dos títulos foram repostos, mas muitos ainda estão em falta neste momento.