Trata-se de mais uma encenação de Almeno Gonçalves, que depois de ter animado o Teatro do Casino Estoril com Os Portas e Shakers, quer conquistar o público da capital com um espectáculo igualmente popular. Para além do cabeça de cartaz um Vítor Espadinha que irá, com certeza, atrair muitos fãs saudosistas , o elenco tem ainda atracções jovens, nas pessoas de Diogo Morgado e Rodrigo Menezes, dois actores da moda. Sylvie Dias é a menina bonita de serviço e Paulo B. o actor de grande experiência que, infelizmente, temos visto pouco nos nossos palcos.
O enredo da peça do brasileiro Ronaldo Ciambroni é uma típica comédia de enganos, onde um equívoco inicial gera, em efeito bola de neve, a confusão generalizada.
Aqui, um homossexual que ganha a vida como travesti morre, num desastre de viação, mas decide não ir para o céu. Em vez disso, fica na Terra para azucrinar os que cá estão... Depois de se apaixonar por um belo jovem (Rodrigo Menezes), mete-se no corpo de outro (Diogo Morgado), para conquistar o seu amor. E é aí que começam as gargalhadas.
Vítor Espadinha em versão gay (conhecendo-lhe os antecedentes de machão assumido) é divertido quanto baste, mas ver Diogo Morgado a imitá-lo, fazendo de borboleta a dar saltinhos em cena, é irresistível.
De resto, todas as personagens são tipos. Espadinha é a bicha doida, Morgado o macho típico, Sylvie Dias a loura burra e chata. Só Rodrigo Menezes tem a personagem mais complexa porque, até ao fim do espectáculo, nunca saberemos bem em que campo é que joga...
Quanto ao tipo de linguagem usada, não há muito que saber. Fiquem-se com esta pérola: Mais desagradável do que isto, só se deres um p... no elevador!
E é com estes ingredientes que Almeno Gonçalves espera ganhar o Verão. Acredita, Estou Possuído! estará em cena no Villaret até 2 de Outubro, de quarta a sábado às 21h30, domingos às 17h00. Depois, segue para o Porto, onde fará carreira no Teatro Sá da Bandeira de 5 a 30 de Outubro.
Ana Maria Ribeiro