Welts foi o primeiro executivo de um desporto de massas nos Estados Unidos da América a anunciar publicamente sua homossexualidade em maio. Agora, após 9 anos à frente do clube ele disse ao jornal The Arizona Republic, que vai deixar os Suns e viver para Sacramento com o seu parceiro. Nos seus planos para os tempos livres estão palestras e talvez escrever um livro.
"A coisa mais importante para mim é conseguir alinhar a minha vida pessoal e profissional", Welts disse ao jornal. "Provavelmente nunca estiveram alinhadas. Tenho 58 anos e chegou a altura. Isto não é uma daquelas partidas para ver pastos mais verdes. É realmente uma situação pessoal. Tenho tido um apoio fantástico e qualquer inferência que não esta é absolutamente irresponsável."
A equipa já anunciou que irá ter um presidente temporário e procura a nível nacional um novo presidente para substituir Welts a partir de 15 de Setembro. Em comunicado explicam que "embora Welts faça falta compreendemos seu desejo de mudar fora do Arizona por motivos pessoais".
Welts começou em 1969 na NBA como apanha bolas no Sonics. Subir na hierarquia do clube na área de relações com a imprensa e passou 17 anos a trabalhar nos escritórios da NBA chegando a número 3 na Liga juntamente com os títulos de vice-presidente executivo, diretor-chefe de marketing e presidente da NBA Properties.
Quando o seu parceiro de longa data, Arnie, morreu em 1994 de complicações relacionadas com o VIH/SIDA, Welts não tinha ninguém para se lamentar abertamente e teve de ir trabalhar no dia seguinte como se nada se passasse. Entretanto outra relação de 14 anos "acabou mal" há dois anos atrás em grande parte devido "à vida na sombra que Walts requiria". Walts chegou ao topo na sua vida pessoal conseguindo chegar aonde poucos executivos desportivos conseguiram mas com custos elevados para a sua vida profissional durante 40 anos. Segundo ele chegou a altura de também se dedicar com a mesma paixão à sua vida pessoal aos 58 anos.