O Conselho afirmou “O direitos de adultos irmãos à própria determinação sexual é mais importante que o bem abstrato da família. Nem as consequências para a família nem a possibilidade de descendência de tais relações incestuosas pode justificar um banimento sob a lei criminal.”
Os gêmeos idênticos Elijah e Milo Peters já fizeram vários filmes pornográficos juntos, e afirmam estar apaixonados. Um dos gémeos terá afirmado “O meu irmão é o meu namorado, e eu sou o namorado dele. Ele é o sangue do meu sangue, e é o meu único amor.” No entanto já terão terminado a relação e estão com outras pessoas.
O psicoterapeuta Michael Wunder, membro do conselho, afirmou em entrevista à NBC “A maioria do Conselho de Ética Alemão acredita que não é apropriado para a lei criminal preservar um tabu social. No entanto, não aconselhamos a descriminalização do sexo entre pais e filhos.”
Apesar de este veredito, o governo alemão rejeitou os pedidos para alteração das leis de incesto. Segundo a deputada Elisabeth Winkelmeier-Becker “A abolição da ofensa de incesto entre irmãos iria enviar o sinal errado. A eliminação da ameaça de castigo contra atos incestuosos com as famílias é contrário ao desenvolvimento das crianças nas famílias.”