O homem estava de férias com o filho, e foi preso por “atos homossexuais” devido a umas fotos que tinha no telemóvel. O homem foi preso com o seu parceiro marroquino, quando estava à espera de um autocarro em Marraquexe no mês passado.
O homem, que assumiu a sua homossexualidade há uns anos, está numa prisão em Marraquexe, onde partilha a cela com 60 outros homens, incluindo assassinos e violadores. O homem de 70 anos dorme no chão.
Charlie Elphicke, o deputado conservador por Dover, classificou as acusações de medievais, e disse que os turistas britânicos não estão seguros em Marrocos. “Tenho feito tudo o que posso para libertar o senhor Cole. Estou muito preocupado com a sua segurança e é claro que se visitar Marrocos está em risco de ser preso por crimes medievais. Estou muito preocupado com o estado das prisões marroquinas, e com o tratamento e segurança na prisão. Estou a abordar o assunto com ministros, pedindo-lhes para intervir diretamente. É chocante que isto tenha acontecido a um britânico e é muito importante trazê-lo de volta para o Reino Unido.”
Entretanto foi criada uma hashtag no Twitter (#freeraycole) e uma página de Facebook de apoio ao cidadão britânico.