Os Sydney Convicts jogaram no jogo de abertura contra o Macquarie University no Allianz Stadium, antecedendo o jogo principal dos NSW Waratahs da Australia conta os Highlanders da Nova Zelândia.
O evento foi também marcado por um anúncio de 30 segundos contra a homofobia que incluía uma série de atletas conhecidos incluindo os jogadores de futebol Harry Kewell e Alessandro Del Piero.
Este encontro histórico foi a mais recentre iniciativa dos organizadores do Bingham Cup Sydney 2014, que terá lugar em Agosto e que se auto-intitula como “o campeonato do mundo do rugby, gay e inclusivo”.
Também recentemente os organizadores lançaram um estudo internacional sobre homofobia no desporto chamado “Out on the Fields”, onde participaram algumas das melhores estrelas do rugby. A estrela do rugby Nick Phipps, que joga dos NSW Waratahs e faz parte da equipa nacional australiana e é um grande apoiante da Bingham Cup 2014.
Do encontro histórico deste domingo Phipps disse: “O desporto é uma coisa linda e por esta altura já não deveria haver nenhuma discriminação. Depois de conhecer alguns dos rapazes que jogam nos Sydney Convicts, eles são bons rapazes e queremos ajudá-los o melhor possível Esperemos que os fãs apoiem os rapazes e mostrem o seu apoio, para acabar a discriminação no desporto e aumentar a consciência da existência dos Convicts como equipa e o que eles representam.”
O jogo terminou com a vitória dos Sydney Convicts com o resultado de 30-12.