O jogo Sims lançado pela primeira vez em 2000 sempre se moldou pela imagem social normativa, onde as personagens eram construídas pelos jogadores permitindo-lhes ter uma vida virtual com uma imagem escolhida por si.
Este jogo permitiu que os sexos e ou os géneros surgissem no monitor de forma oposta à realidade, seja, jogadores masculinos viviam no Sims como mulheres e vice-versa. Contudo estas eram as únicas opções, os jogadores só podiam optar por ser ou eles ou elas e “decorar” a sua personagem segundo a sua opção. Agora o jogo anuncia que isso vai mudar, uma atualização para o Sims4 vai remover as restrições de género.
Assim no futuro poderemos ter uma personagem do sexo masculino com um dress code do género feminino, e ou até neutro. Mas a atualização não se fica pela indumentária, o jogador pode mudar o tom da voz e a forma como se move.
Rachel Franklin, executivo da empresa diz, que com esta estas mudanças os Sims do sexo feminino poderão usar fatos com Ellen DeGeneres e os do sexo masculino saltos altos como o fazia o falecido artista pop Prince.
Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e o acesso adoção fazem parte, bem como permite aos Sims trans se retratarem como desejam ou no sentido de se representarem a si mesmos. Estas alterações foram conseguidas e estudadas com a colaboração da GLAAD, grupo de defesa das pessoas LGBTI.