De forma a dar conta do projecto “Happier Teens” a Happier Lives divulgou o seguinte comunicado de imprensa:
Um jovem LGBT está mais propenso a tentar o suicídio e certamente mais propenso a ter comportamentos de risco.
Há muito que se esperava por um projecto que pudesse proteger estes jovens, encaminhá-los, integrá-los, apoiá-los. Fazer o que se esperaria que o seu círculo familiar fizesse, mas que o preconceito não deixou.
A Happier Teens, projecto da associação Happier Lives em parceria com a ILGA Portugal, visa exactamente o apoio à população jovem LGBT (dos 18 aos 21 anos), através da criação de uma "rede de apoio" com diferentes valências, isto porque cada caso é um caso, e cada jovem terá as suas necessidades específicas.
O projecto subdivide-se na prestação de dois serviços independentes e complementares:
- A Casa Trampolim, configurando uma resposta de acolhimento de emergência e temporário em situação de exclusão familiar por motivo relacionado com a orientação sexual ou identidade de género. Por exemplo, para casos em que a rotura familiar é iminente ou já aconteceu. A Casa Trampolim é uma casa de autonomização e de transição, anónima, actualmente localizada na cidade de Lisboa.
- Prestação de serviços de apoio social a jovens não residentes e que por motivo relacionado com a orientação sexual e/ou identidade de género, necessitem de ajuda técnica que lhes proporcione a integração plena na sociedade. Assistência social, acesso a cuidados médicos, acompanhamento psicológico, apoio escolar ou universitário, apoio à integração familiar, apoio à integração profissional, são algumas das valências.
Para saber mais sobre este projecto visite a página oficial
happierteens.org ou a página do facebook: www.facebook.com/HappierTeens