Atualmente a única forma de controlar o vírus mortal é uma mistura de medicamentos anti-retrovirais para controlar a replicação do vírus. No entanto, a técnica de CRISPR/Cas9 pode ser usada para editar qualquer código genético com precisão, incluindo, possivelmente, o DNA do VIH-1 alojado nas células de uma pessoa. E ao editar o DNA, pode-se eliminar a possibilidade de o vírus se replicar.
Publicado pela primeira vez na revista Molecular Therapy, a equipa, que inclui várias universidades dos EUA e da China, é a primeira a mostrar que o VIH pode ser completamente aniquilado do corpo usando engenharia genética. Após apenas um tratamento, os cientistas foram capazes de mostrar que a técnica tinha removido com êxito todos os vestígios da infecção dentro de órgãos e tecidos de um ratinho.
O estudo ainda é uma prova-de-conceito muito preliminar e muito mais trabalho é necessário antes que seja possível pensar em aplicar os resultados em seres humanos.
O co-autor Dr. Kamel Khalili da Temple University explica:
A próxima etapa seria repetir o estudo em primatas, um modelo animal mais adequado onde a infecção pelo VIH induz doença, a fim de demonstrar ainda mais a eliminação do DNA do VIH-1 em células T infectadas e outros locais onde o VIH-1 se esconde, incluindo células cerebrais. O nosso objetivo final é um ensaio clínico em pacientes humanos. Dr. Khalili
Consulta a nossa secção Saúde e Bem Estar