A mensagem base dos 9000 participantes na 34ª edição do desfile na famosa Oxford Street foi igualdade, com dezenas de milhares de pessoas a assistir.
O desfile foi aberto pelas já veteranas Dykes on Bikes e apresentou carros alegóricos de grupos religiosos e grupos sociais, bem como um grupo de polícias, bombeiros e assistentes de emergência médica. Mas a grande estrela incontornável foi Kylie Minogue na sua terceira participação no evento, que incluiu também um concerto à noite.
O grande tema do momento na Austrália é a igualdade no casamento civil e a questão foi abordada vezes sem conta pelos participantes, incluindo diversos políticos, desde o presidente da câmara de Sydney, e representantes de diversos partidos.
O evento tem impacto não só na cidade como em toda a Austrália e injecta cerca de 25 milhões de Euros na economia de New South Wales.
No entanto não foi isento de polémicas: as três semanas com mais de 60 eventos foram realizadas com uma nova imagem de dois corações interligados. Outra novidade foi o lema "Sydney Mardi Gras", deixando de fora qualquer referência a gays e lésbicas no nome oficial do evento, o que não agradou a muitos ativistas, mesmo tendo em conta que a organização é o "Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras".