Pesquisa:
rainbow
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Países - Reino Unido

mostrar
imagens
esconder
sinopses



Sábado, 16 - 18:00
Fórum Lisboa
Get Real
Simon Shore
110 min. Reino Unido 1998 iCal Google Calendar
"Get Real" é um filme acerca de um grupo de adolescentes que crescem em Basingstoke, em Inglaterra. É um filme sobre o que é crescer na Inglaterra suburbana à medida que os jovens de dezasseis anos se "aproximam do novo milénio" (para roubar uma deixa do filme). O argumento perspicaz mantém o público divertido ao mesmo tempo que aborda acontecimentos muito sérios, comoventes e dilacerantes das vidas das personagens.
A personagem principal, Steven Carter, tem dezasseis anos e é gay. Ele decidiu omitir tal facto aos seus pais, e a toda a gente do liceu com excepção da sua amiga Linda.
O argumento "aquece" quando Steven, comica e embaraçosamente, acaba por encontrar John Dixon - a estrela de atletismo do liceu que namora com uma aspirante a modelo, de uma família rica - numa casa de banho pública conhecida por ser o ponto de encontro para engates gays anónimos. Steven fica radiante por, finalmente, conhecer alguém gay da sua idade; John fica embaraçado e confuso com a sua sexualidade emergente.

"Get Real" retrata de forma magistral os conflitos que qualquer pessoa gay sentiria ao crescer numa sociedade que espera que todos sejam heterossexuais.
"Get Real" is a movie about a group of teenagres growing up in Basingstoke, England. It is a film about growing up in suburban England as these sixteen-year-olds "approach the new millenium" (to steal a line from the movie). The quick-witted script keeps the audience laughing as it deals with very serious, heart-warming and heartbreaking events in the lives of the characters.
The main character, Steven Carter, is sixteen-years old and gay. He has decided to keep this quiet from his parents and to everyone at school except for his friend Linda.
The plot heats up when Steven humourously and embarrassingly ends up meeting John Dixon - the school's star athlete, who dates an aspiring model and comes from a very well-to-do family - at a public toilet known as a meeting spot for anonymous gay hookups. Steven is overjoyed at finally meeting someone else his age who is gay; John is embarrassed and confused by his emerging sexuality.
"Get Real" masterfully shows the conflicts that any gay person would feel growing up in a society that expects everyone to be heterosexual.


Quarta, 20 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
There we are, John
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
31 min. Reino Unido 1983 iCal Google Calendar
Inicialmente concebida como uma introdução a uma retrospectiva de filmes de Jarman e criada pelo British Council, para ser apresentada no estrangeiro, esta entrevista torna-se, graças à habilidade da realizadora, Keri McMullen, num elegante retrato. Jarman reflecte sobre os seus filmes mais importantes - a sua surpresa face à reacção contra "Jubilee" e "Sebastiane", a satisfação com "Caravaggio" e o deleite com "The Angelic Conversation". A câmara acompanha-o durante as filmagens, é reveladora mas humana. Não obstante o efeito devastador da sua doença (Jarman foi filmado no mesmo dia em que saiu do hospital depois de uma pneumonia), estamos perante um artista cujo discernimento não foi afectado, que apesar de tudo continua bem humorado, sem protagonismos, espirituoso e encantador de um modo desarmante. Um documento e uma afirmação notáveis para os anos 90.

Originally intended as an introduction to a collection of Derek Jarman's films, created by the British Council, to tour overseas, this interview becomes in the hands of director Keri McMullen, an elegant portrait. Jarman reflects on his major films - his surprise at the reaction against "Jubilee" and "Sebastiane", his satisfaction with "Caravaggio" and delight in "The Angelic Conversation". All the while, the camera stays with him, revealing but humane. Despite the debilitating effects of his illness (he was filmed on the very day he left hospital following pneumonia), we see an artist with his inner vision still unimpaired, still humorous, self-effacing, quirky and disarmingly charming. A remarkable document and statement for the 1990s.

Wittgenstein
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
75 min. Reino Unido 1993 iCal Google Calendar
Revelando pouca da militância "queer" que caracterizou alguns dos filmes de Jarman, este filme é mais um na série de biografias de figuras históricas homossexuais ("Sebastiane", "Edward II", "Caravaggio"). Este retrato divertido e intelectual do filósofo austríaco, educado em Inglaterra, Ludwig Wittgenstein, é, ao mesmo tempo, um sensacional "manual de instruções" para a realização de filmes de baixo orçamento e uma obra visualmente exuberante. A vida privada e profissional de Wittgenstein, considerado um dos filósofos mais influentes deste século, é ralatada - desde a sua infância de criança-prodígio até à sua vida relutante como professor em Cambridge. Jarman utiliza um pano de fundo completamente negro, que permite realçar as personagens sumptuosamente concebidas e extravagantemente vestidas bem como o seu diálogo espirituoso e provocador. Karl Johnson representa o excêntrico filósofo que se dedicou às duras teorias da lógica e da verdade mas que se sentia oprimido pela culpa de ser homossexual. Tilda Swinton é sumptuosamente "camp" no papel de Lady Ottoline e Clancey Chassey é encantador no papel do jovem mas incrivelmente auto-consciente Wittgenstein. Rodado em menos de duas semanas e com um orçamento inferior a 300.000 libras, este filme, que recebeu o apoio do Channel 4 no Reino Unido, revela-se um trabalho revigorante e inconformista.

Displaying little of the queer militancy that has distinguished a number of Jarman's films, and another in a series of biographies of gay historical figures (Sebastiane, Edward II, Caravaggio), this amusing, intellectual portrait of Austrian-born, British-educated philosopher Ludwig Wittgenstein is both a startling primer in low-budget filmmaking as well as a visually exuberant work. Considered one of the century's most influential philosophers, Wittgenstein's private and professional life is chronicled - from his prodigy childhood to his reluctant life as a professor at Cambridge. Jarman utilizes a pitch-black background, allowing the richly drawn, outrageously costumed characters and their witty, thought-provoking dialogue to take center stage. Karl Johnson plays the eccentric philosopher who tackled the weighty theories of logic and truth but was burdened with guilt about his homosexuality. Tilda Swinton is lavishly campy as Lady Ottoline and Clancey Chassey is delightful as the young but amazingly self-aware Wittgenstein. Shot in less than two weeks for under £300,000, this Channel 4-backed film proves to be an invigorating, uncompromising work.

Quinta, 21 - 24:00
Cinemateca Portuguesa
The Tempest
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
95 min. Reino Unido 1979 iCal Google Calendar
Jarman liberta o seu prodigioso talento em "A Tempestade" de Shakespeare, nesta visão para o écran, ligeira e idiossincrática, da última peça do Bardo., de modo bastante divertido, exótico e até com elementos "camp", Jarman altera livremente o texto original, condensando a narrativa e mudando o cenário para uma mansão gótica iluminada por velas. Elegantemente "avant-garde", esta absurda adaptação inclui canto, dança, e uma montagem de imagens exóticas e eróticas que terminam com Elizabeth Welch a interpretar "Stormy Weather". Com Toyah Wilcox no papel de Miranda, Heathcote Williams no de Próspero e Orlando no de um grotesco Caliban.

Jarman unleashes his prodigious talents on Shakespeare's "The Tempest" in this lighthearted and idiosyncratic screen vision of the Bard's final play. Quite funny, outlandish and even camp, Jarman takes great liberties with the original text, condensing the tale and shifting it to a candle-lit Gothic mansion. Stylishly avant-garde, this absurdish adaptation features singing, dancing, and a montage of exotic and erotic visuals ending with a Elizabeth Welch rendition of "Stormy Weather." With Toyah Wilcox as Miranda, Heathcote Williams as Prospero, and Orlando as a grotesque Caliban.

Sábado, 23 - 24:00
Fórum Lisboa
Jubilee
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
103 min. Reino Unido 1978 iCal Google Calendar
A inventiva e profundamente pessoal fantasia punk de Jarman, de um futuro pós-apocalíptico de uma Inglaterra moribunda começa onde "A Clockwork Orange (A Laranja Mecânica)" acaba. A Rainha morreu, o Palácio de Buckingham é um estúdio de gravação e os polícias, quando não estão a partir a cabeça a jovens rapazes, têm aventuras uns com os outros. A Rainha Isabel I é transportada pelo seu astrólogo para o dealbar do século 20 para assistir à desintegração da ordem e à explosão de destruição e caos. O elenco de personagens devastadas punked-out inclui um passivamente receptivo e sexualmente atraente Adam Ant, Little Nell e uma determinada Toyah Wilcox. A versão punk de Jordan de "Rule Britannia" é um ponto alto musical do filme que inclui música de Adam and the Ants, Siouxie and the Banshees e Brian Eno. Um fascinante olhar sobre a Inglaterra pré-"Thatcherizada".

Jarman's inventive, highly personal punk fantasy of a post-apocalyptic future of a dying England takes off where "A Clockwork Orange" ended. The Queen is dead, Buckingham Palace is a recording studio and the police have it off with each other when they're not breaking the heads of young men. Queen Elizabeth I is transported by her astrologer to the close of the 20th century to witness the desintegration of order and the explosion of destruction and chaos. The cast of wasted characters includes a passively receptive and sexually mesmeric Adam Ant, Little Nell and a strong-willed Toyah Wilcox. Jordon's punk version of "Rule Brittania" is a musical highlight with additional music by Adam and the Ants, Siouxie and the Banshees, and Brian Eno. A fascinating look at a pre-Thatcherized England.

Segunda, 25 - 24:00
Fórum Lisboa
The Garden
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
88 min. Reino Unido 1990 iCal Google Calendar
Enquanto o realizador Jarman dorme inquietamente no seu jardim, os seus sonhos misteriosos - seleccionados do seu subconsciente e e da sua imaginação febril -, são representados na sua glória mais plena e "queer". As imagens líricas de amor entre homens, ternura e arte que são pontuadas com belas imagens da natureza; mas todas colidem com uma contracorrente de homofobia, perseguição e morte. O principal impulso narrativo do filme que é uma alegoria à SIDA é o retrato de dois amantes que, tal como Jesus Cristo, são insultados, presos, torturados e crucificados pelas suas crenças. Uma obra de arte filmada de modo assombroso, cheia de imagens poéticas e alimentada por um intenso desejo de compreensão, paz e irmandade. Valorizada pela assombrosa banda sonora de Simon Fisher Turner e pelo desempenho de Tilda Swinton.

While director Jarman fitfully sleeps in his garden, his cryptic dreams - culled from his subconscious and his fevered imagination - are played out in their fullest, queerest glory. The lyrical images of male love, tenderness and art are interspersed with images of natural beauty; but all collide against a backlash of homophobia, persecution and death. An allegory for AIDS, the film's main narrative thrust depicts two male lovers as they, in the manner of Jesus Christ, are taunted, arrested, tortured and are crucified for their beliefs. A stunningly filmed work of art, full of poetically realized images and fueled with an intense longing for understanding, peace and brotherhood. Supported by a haunting score by Simon Fisher Turner and featuring Tilda Swinton.

Quinta, 28 - 24:00
Fórum Lisboa
Caravaggio
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
93 min. Reino Unido 1986 iCal Google Calendar
Michelangelo Merisi Caravaggio (1573-1610) foi o último, talvez o melhor, e certamente o mais controverso pintor da Renascença Italiana. Este tributo audacioso ao perturbante artista tem Nigel Terry no papel de Caravaggio, um "menino-mau" da aristocracia italiana que escandalizou a ordem estabelecida com as suas pinturas vagamente eróticas de Santos nus usando como modelos prostitutos e jovens marginais. Jarman retrata Caravaggio como um homem de paixões intensas - artística, emocional e fisicamente - que era também um bissexual com uma apetência pela "troca dura no mercado de carne". Sean Bean desempenha o papel do bissexual Ranuccio, o rude amante de Caravaggio, e Tilda Swinton o de Lena, a bela amante que se interpõe entre eles. Um elegante filme combinando anacronismo jocoso (uma técnica novamente empregue em "Edward II") e uma comovente história de amor homoerótica, trabalho de câmara impressionante e uma atmosfera complexa e impressionista. Jarman levou sete anos a preparar o filme e, uma vez iniciada a produção, ele rodou-o em apenas cinco semanas.

Michelangelo Merisi Caravaggio (1573-1610) was the last, perhaps the greatest, and certainly the most controversial painter of the Italian Renaissance. This bold tribute to the violative artist features Nigel Terry as Caravaggio, a "bad-boy" of Italian aristocracy who scandalized the established order with his faintly erotic paintings of the naked saints modeled by prostitutes and street urchins. Jarman portrays Caravaggio as a man of intense passions - artistically, emotionally and physically - who was also a bisexual with a taste for "rough trade". Sean Bean is the bisexual Ranuccio, his rugged lover, and Tilda Swinton is Lena, his beautiful mistress who comes between them. An elegant film blending anachronistic playfulness (a technique used again in "Edward II") with a touching homoerotic love story, spectacular camera work and a complex, impressionist feel. Jarman spent seven years preparing for the film and when actual production began, he made it only in five weeks.

Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 400$00 (200$00 para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 400$00. Bilhete Cinema Ávila - 700$00. Entrada livre na FNAC Chiado.
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Buy at Amazon
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
FacebookX/TwitterInstagram
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal