Pesquisa:
 

Quarta-feira, 26 Setembro 2012 17:33

PORTUGAL
Curtas para ver hoje e sugestões para amanhã no Queer Lisboa 16



Os realizadores portugueses José Gonçalves e Filipe Afonso vão estar presentes na sessão de “Curtas 4” para falarem sobre os seus filmes “Material Love” e “2P2R”, respectivamente.


O primeiro é um filme experimental que reflecte sobre a sociedade de consumo onde o desejo pelo material se sobrepõe ao amor humano. Já em “2P2R” acompanha-se duas prostitutas numa noite sem movimento e cuja história se cruza com aquela de dois rapazes que dizem um último adeus.

Estes dois filmes são ambos candidatos ao Prémio Pixel Bunker de Melhor Curta-Metragem Portuguesa. Este programa da competição de curtas é ainda composto pela docu-ficção canadiana “The Man That Got Away”, pelo francês “Ce N’Est Pas Un Film de Cow-boys” e ainda pelo australiano “These Empty Streets”. A sessão acontece hoje pelas 19:30 na Sala Manoel de Oliveira.

Destaques para amanhã

O Queer Lisboa 16 recebe amanhã mais dois fortes títulos em competição de origem norte-americana, uma das nacionalidades com maior presença de filmes no Festival. Na competição para a Melhor Longa-Metragem, passa às 22h00, na Sala Manoel de Oliveira, “Mosquita Y Mari”, que conta a intrigante história de duas raparigas mexicanas de 15 anos, a crescerem juntas numa comunidade de imigrantes em Huntington Park, em Los Angeles. Mari e Yolanda ensaiam uma amizade que depressa prova ser mais complexa e sensual do que seria de esperar.

Um pouco antes, às 21h30, na Sala 3, integrado na Competição para Melhor Documentário, é apresentado "Vito”, um retrato de Vito Russo, activista gay e crítico das representações LGBT nos media e que foi também o autor de “The Celluloid Closet”, uma autêntica bíblia para os amantes do cinema queer.

Ainda amanhã, a partir das 19h15, é apresentado na Sala 3 o primeiro documentário longo a abordar a “ACT UP” de uma perspectiva histórica. “United in Anger: A History of Act Up” é um documento fundamental para se perceber a evolução do associativismo gay da luta contra a Sida.

A seguir a esta exibição, o GAT e o CheckpointLX organizam um debate sob o tema “Unidos na Revolta”. Contando com a presença de várias personalidades que deram a cara pela prevenção e tratamento do VIH/Sida em Portugal e que participaram activamente nas reivindicações políticas e sociais a eles ligadas. Os espectadores do Queer Lisboa terão a oportunidade de colocar questões e ficar a conhecer um pouco melhor este que é um importante capítulo recente da História.

A banda-desenhada de Ralf König no Queer Art Outro dos destaques do dia é o documentário “King of Comics” de Rosa von Praunheim, um realizador cuja obra o Festival acompanha desde sempre e que traça o retrato de um homem modesto e despretensioso que revelou ter um brilhante sentido de observação, deixando uma marca em toda uma geração. “King of Comics” é o retrato de Ralf König, um dos mais proeminentes cartoonistas alemães e autor do troféu do Teddy Award da Berlinale, que inclusive já viu o seu trabalho em banda-desenhada ser adaptado ao cinema. O filme passa às 17h00, na Sala 3, com repetição no último dia do Festival.

Além do cinema

Para reunir o público que acompanha o Queer Lisboa, o carismático bar Woof X dedica a noite de amanhã ao Festival. Esta festa pretende reunir equipa, convidados e todos os apaixonados por cinema, num convívio de balanço da 16.ª edição deste que é já o mais antigo festival de cinema de Lisboa.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal