Pesquisa:
 

Domingo, 25 Agosto 2013 13:49

TAILÂNDIA
Avanços e recuos nos direitos LGBT



Ainda na incerteza de vir a ser o primeiro país asiático a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Tailandia descobre-se como destino de muitos LGBT.


Sábado, noite quente em Patpong, Bangkok, a animação fervilha e entre a multidão um casal malaico, que diz estar ali para se divertir uma vez que na Malásia é crime ser-se homossexual. Na Malásia o comportamento homossexual é punido desde multa a 20 anos de prisão.

A Tailândia é conhecida pela atitude do “deixa andar” e por isso é cada vez mais encarada como destino de férias para as pessoas LGBT. A mesma Tailandia que poderá em 2014 tornar-se o primeiro país asiático a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Por isso as pessoas LGBT de Mianmar, Singapura, Malásia e Brunei onde ser homossexual é crime indo de multa em todos eles, e de dois a vinte anos de prisão, e estão a fazer da Tailandia o destino de toda a liberdade.

A lei em processo para tornar acessível o casamento entre pesssoas do mesmo sexo uma realidade, embora seja visto pela comunidade como um avanço não é um passo para a igualdade uma vez que altera a lei de consentimento de 17 para 20 anos para as pessoas homossexuais mas mantendo a idade de 17 para os heterossexuais.

A lei tem outro senão, a ser aprovada força ainda as pessoas transexuais a registar o seu sexo de nascença na certidão de casamento, a lei torna ainda impossivel a alteração do género da pessoa no seu documento de identificação.

Se por um lado Tailândia está a ser vista como um destino de liberdade e festa para muitos LGBT do sudeste da Ásia, por outro em 2002 considerou a homossexualidade como sendo uma doença mental, mesmo depois de em 1956 a ter discrminalizado .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal