Pesquisa:
 

Terça-feira, 23 Maio 2017 16:23

SAÚDE
Homem em PrEP com teste positivo para o VIH na Austrália



O caso, que aconteceu em Melbourne surpreendeu os peritos médicos. A PrEP foi concebida para reduzir as possibilidades de contrair o VIH.


Esta é apenas a quarta vez documentada em que uma pessoa teve um teste VIH positivo quando estava a tomar a medicação de prevenção conhecida como PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Os especialistas indicam várias explicações, incluindo que o homem poderá ter tido relações com uma pessoa com VIH mas em que o tratamento mas com carga detectável e, cumulativamente, com uma estirpe do vírus que seja resistente à medicação PrEP. Outra alternativa é que o homem não tivesse tomado a medicação de forma regular, o que limita a eficácia da mesma.

No entanto opinião generalizada da comunidade médica é que o tratamento PrEP é uma forma poderosa de prevenção como explica Simon Ruth, da Victorian AIDS Council, uma organização Australiana de luta contra o VIH/SIDA.

Atualmente, existem mais de 100000 pessoas no mundo que estão tomando PrEP como uma forma de se protegerem contra a infeção do VIH. Até à data não houve casos confirmados na Austrália de uma pessoa em PrEP ser infectado com o VIH, nem de falhas generalizadas no mundo. A grande maioria das pessoas que tomam PrEP neste país e em todo o mundo continuam protegidas por esta poderosa ferramenta de prevenção do HIV Simon Ruth, VAC

Dois casos foram registados no ano passado em Nova York e Toronto, onde se diz que as pessoas contraíram HIV de estirpes resistentes a PrEP. Um terceiro incidente em Amsterdão ainda está em investigação.

PrEP?

A PrEP consiste na toma de Truvada (emtricitabina + tenofovi) dependendo da frequência de sexo e do tipo de sexo e que usada corretamente tem demonstrado uma eficácia perto de 100% na prevenção da infeção pelo VIH. A maioria das pessoas tem poucos ou nenhuns efeitos secundários na PrEP, mas em alguns casos podem surgir complicações pelo que um seguimento médico é importante.

Ao contrário do preservativo que previne outras infeções sexuais, a PrEP aplica-se apenas ao VIH pelo que faz sentido usar o preservativo mesmo quando estão a tomar PrEP dependendo das situações de risco.

Neste momento a medicação PrEP apenas está disponível em Portugal por importação, embora existam indicações de uma possível mudança desta situação para breve.

SAÚDE: Homem em PrEP com teste positivo para o VIH na Austrália

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal