Pesquisa:
 

Domingo, 22 Setembro 2013 01:59

PORTUGAL
Queer Lisboa 17 - Juventude, Carnaval nos Açores e remake de Brokeback Mountain



Neste sábado o festival de cinema gay e lésbico apresentou um filme sobre o amor da juventude, um documentário sobre o carnaval na Ilha Terceira e uma versão alemã do famoso filme de cowboys agora em ambiente policial.


Silent Youth

Um filme que tinha como sentido explorar o silêncio que por vezes, muitas vezes, existe no início de um conhecimento que se prevê mais que apenas um olá. O filme explorou esse sentido de forma tão exaustiva que tornou uma história bela de um relacionamento entre dois jovens, numa monotonia de 73 minutos.

Dois jovens cruzam-se nas ruas de Berlim e o toque das mãos e do olhar não os deixa indiferentes. Procuram-se, conhecem-se e em silêncio desenvolvem diálogos quebrados pelo som das palavras que aqui e ali se fazem ouvir.

Carnaval

Seguiu-se na sala 3 “O carnaval é um palco, a ilha uma festa”, produção nacional da autoria de Rui Mourão, mostra-nos um recorte interessante e digno de registo sobre a capacidade de uma comunidade. Ao estilo do teatro de revista a população transforma-se, lavradores, domésticas, mecânicos e padres, juntam-se para celebrar o carnaval de uma forma muito peculiar. A Ilha Terceira nos Açores observa a transformação através de espectáculos que se realizam um pouco por toda a ilha na realização de uma sátira à actualidade política e social.

Atores e actrizes amadores tornam-se numa grande família e fazem da época carnavalesca uma festa que se no Brasil são três dias na ilha já são cinco.

Enquanto um produto cinematográfico deixa algo a desejar sobre a questão técnica e a forma como foi apresentado na tela. O som muito pobre com demasiado ruído, duas imagens em simultâneo que se numas situações enriquece colando o discurso à imagem, noutras dispersa, a isto junta-se alguma monotonia no texto do entrevistador.

É sem duvida um bom material de arquivo e história, mas uma película algo massuda.

Queda Livre

Para terminar o dia com chave de ouro o São Jorge rendeu-se a “Free Fall”. Uma versão actualizada de “Brokeback Mountain” falada em alemão.

Stephan Lacant, o realizador, mostra uma história de amor vivida por dois polícias, um deles “Marc” casado espera um filho e vive um casamento feliz e sexualmente ativo, tem como parceiro na academia de policia “Kay”, homossexual, que se sente atraído por Marc e que durante um jogging o beija. Depois desta ato nada fica na mesma na vida de Marc, muito ao estilo retratado antes por Ang Lee, Lacant dá-lhe uma nova roupagem de excelente qualidade.

Um filme actual, um filme que está a concurso para a melhor longa-metragem e que na opinião do PG é para já um forte candidato ao prémio, que é decidido pelo público. “Free Fall” repete já esta segunda-feira na sala Manoel de Oliveira ás 17:15, pelo que recomendamos vivamente a sua visualização.

O portugalgay.pt vai continuar no QueerLisboa17 durante toda a semana.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal