Pesquisa:
 

Quinta-feira, 19 Outubro 2017 11:56

MUNDO
Atitudes sociais relativas a LGB melhoram no mundo em desenvolvimento



Um estudo divulgado recentemente mostra que os países em desenvolvimento estão a começar a mudar, para melhor, relativamente a gays, lésbicas e bissexuais.


O estudo, "Norms and Reform: Legalizing Homosexuality Improves Attitudes", usa os dados da opinião pública sobre esta questão no Gallup World Poll e no World Values ​​Survey e combina as mudanças nas atitudes ao longo do tempo com o cronograma das leis relativas à descriminalização do mesmo sexo. O estudo também inclui visualizações de dados que mostram tendências legais ao longo do tempo e geografia.

O estudo conclui que à medida que as atitudes sociais em relação a lésbicas, gays e bissexuais mudaram rapidamente nos chamados países desenvolvidos, essas atitudes também estão melhorando nos países em desenvolvimento. O estudo também sugere que as mudanças nas atitudes sociais muitas vezes seguem e são causadas por mudanças nas políticas governamentais.

Melhorar os direitos de gays e lésbicas é uma questão crítica de direitos humanos. Em alguns países, as pessoas ainda estão presas e até mortas devido à sua orientação sexual. Mesmo quando não é ilegal, as pessoas homossexuais enfrentam violência, discriminação e estigma social.
Mas o nosso estudo deixa claro que, no mundo em desenvolvimento como um todo, tanto as leis quanto as atitudes estão mudando para melhor. E a mudança jurídica não é apenas um passo positivo em si, também pode ajudar a mudar as atitudes
 Charles Kenny

Eis algumas conclusões do estudo:

Em maio de 2017, havia 124 países sem penalidades legais para a homossexualidade, em comparação com 72 países que criminalizam a atividade sexual do mesmo sexo.

Nas últimas três décadas, a proporção de pessoas que dizem não querer viver ao lado de um indivíduo homossexual caiu cerca de dez pontos percentuais.

As normas sociais internacionais influenciaram as normas sociais nos países em desenvolvimento. Por exemplo, olhando as nações do bloco da Europa Oriental, de olho numa admissão na União Europeia e na comunidade internacional, as atitudes mudaram rapidamente para estarem de acordo com o consenso da UE sobre igualdade de gays, lésbicas e bissexuais.

Ao examinar diferentes origens coloniais de países em desenvolvimento, as antigas colónias britânicas ficaram para trás na legalização da homossexualidade. Cinquenta e seis por cento dos países onde a homossexualidade é ilegal são ex-colónias britânicas e 71 por cento das antigas colónias britânicas criminalizam a homossexualidade.

À medida que a lei muda também mudam as atitudes e normas sociais. Isso significa que aqueles que defendem mudanças de políticas estão desempenhando um papel muito relevante, mudando não apenas leis, mas também atitudes em todo o mundo.

Uma série de países em desenvolvimento mudaram as legislações décadas antes dos Estados Unidos e garantiram direitos de casamento equalitário, mas não recebiam muito reconhecimento por isso.
Embora ainda existam políticas desastrosas que violam direitos humanos em países como o Zimbábue e o Uganda que exigem a nossa atenção, eles são - felizmente - cada vez mais a exceção
 Charles Kenny

O estudo completo está disponível aqui.

MUNDO: Atitudes sociais relativas a LGB melhoram no mundo em desenvolvimento

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal