Pesquisa:
 

Quarta-feira, 18 Outubro 2017 11:41

TAJIQUISTÃO
Autoridades identificam centenas de gays e lésbicas para 'Operação Purga'



O Tajiquistão criou uma lista de pessoas homossexuais num movimento que chamou de "Operação Purga".


Os funcionários elaboraram um registo de 367 pessoas gays e lésbicas, que sugeriram que serão forçados a se submeter a testes para evitar "a propagação de doenças sexualmente transmissíveis".

A lista inclui 319 homossexuais, 48 ​​lésbicas e nenhuma pessoa identificada como trans nesta nação de 8,7 milhões, de acordo com Zakonnost, um jornal publicado pelo promotor público do Tajiquistão.

Duas operações foram realizadas no ano passado para descobrir os nomes das pessoas LGBT. Elas foram chamados de "Purga" e "Moralidade".

O país da Ásia Central eliminou a proibição do sexo gay em 1998. No entanto, o país principalmente muçulmano, que é oficialmente secular, não reconhece casais do mesmo sexo ou protege as pessoas LGBT de discriminação.

Zakonnost não detalhou o tipo de testes que seriam realizado nas pessoas identificadas na lista. Ele disse que as pessoas foram "colocadas num registo devido à sua vulnerabilidade na sociedade, para sua segurança e para prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis".

Uma fonte policial anónima disse à AFP que "registos médicos rigorosos" eram necessários para pessoas homossexuais. E explicam que "essas pessoas têm um alto risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis".

Há receio de que a homofobia esteja crescendo na região, com várias repressões violentas LGBT relatadas este ano.

No Azerbaijão, pelo menos 100 pessoas gays e transexuais foram detidas, espancadas e obrigadas a denunciar amigos às autoridades. Uma vítima anónima, uma mulher trans, disse: "Fui brutalmente espancada na esquadra da polícia. Não há quase nenhum lugar ileso no meu corpo".

Na região russa da Chechénia, os homens gays e bi foram alvos de uma purga, o que levou mais de uma centena de homens a serem abusados, torturados e mortos em campos de concentração. Apesar da pressão internacional, os campos ainda estão em operação.

TAJIQUISTÃO: Autoridades identificam centenas de gays e lésbicas para 'Operação Purga'

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal