Pesquisa:
 

Segunda-feira, 19 Agosto 2013 22:52

RÚSSIA
Pressão internacional contra lei homofóbica aumenta



Os Jogos Olímpicos de Inverno estão cada vez mais sobe pressão, diversas manifestações aconteceram no campeonato de atletismo a decorrer na Rússia num claro apoio às pessoas LGBT.


Uma das primeiras manifestações foi protagonizada por atletas Suecas que se apresentaram com as unhas pintadas com as cores do arco-íris. Foram prontamente ameaçadas pelo Comité Olímpico Internacional de sanções devido à atitude.

Mais recentemente duas atletas Russas beijaram-se nos lábios quando se congratulavam pela subida ao pódio da sua equipa. Este ato foi interpretado por uns como uma manifestação de protesto contra a lei que proíbe a “propaganda gay”, onde as manifestações de afeto como esta vivida pelas atletas estão incluídas. Quem afirma que o ato foi uma manifestação de protesto é a Sky News, mas a Gay Star News tem dúvidas uma vez que as atletas não emitiram qualquer comunicado.

E um número crescente de personalidades tem mostrado o seu repúdio à realização dos Jogos Olímpicos de Inverno previstos para Fevereiro na Rússia. Muitas são as pessoas de diferentes quadrantes a apelar ao boicote, entre essas pessoas está o número crescente de atletas tendo tudo começado pela mão do medalhado Nick Symmonds. Após receber a sua medalha em Moscovo dedicou-a aos seus amigos LGBT e defendeu que "todos merecem os mesmos direitos" sejam "gay, hetero, preto, branco".

Também dos EUA, duas estrelas da NHL (National Hockey League) fizeram criticas à lei. "Eu acho que todos devem ser poder ser eles mesmos", disse Henrik Zetterberg. "É inacreditável que as coisas possam estar assim nesta altura, especialmente num país grande como a Rússia" conclui o jogador de Detroit, Michigan. O jogador de Tampa Bay, Flórida, Victor Hedman, de origem sueca, expressou o seu repúdio à lei Russa: "Isto é completamente errado, somos todos seres humanos. Ninguém deveria ter uma palavra a dizer sobre a forma como se é sexualmente orientado."

Recentemente os ataques ás pessoas LGBT em plena via pública tem-se multiplicado, sem aparentemente qualquer oposição dos restantes transeuntes. Alguns vídeos de agressões a homossexuais e transexuais chegaram mesmo a ser publicados na Internet pelos autores dos ataques.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal